quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Três Tempos



I

Passado, és dos tempos o mais falado.

Tu que estás atrás, tu que estás perdido…

Fazes com que o meu rancor não seja esquecido

E fazes com que não esqueça o que foi amado.


A ti se dirigiram os maiores poetas

Rogando-te que apagasses más memórias,

Implorando-te que modificasses suas histórias,

Ou pedindo-te que retrocedesses as ampulhetas.


Em ti residem todos os bons e maus momentos.

Em ti está a capacidade para influenciar

Aqueles a quem deste prazeres ou desalentos.


O minuto que ainda agora passou já é passado

Mas sinto-o presente. Nunca conseguirei alcançar

Que dentro em pouco, tudo estará acabado…




II

Gostava de perceber o que tu és, Presente.

És demasiado rápido, nem chegas a nano segundo,

Não percebo como podes ser assim tão profundo!

Se o Passado está atrás e o Futuro está à frente,


Afinal onde te encontras tu, mais exactamente?

A quem dizes respeito, pedaço de tempo ínfimo?

Se este frio, esta escuridão, este espaço intimo,

Esta música, remédio de minha alma doente,


Serão todos Passado, quando este verso acabar?

Não entendo, não alcanço, talvez seja demasiado…

O que é bom acaba depressa, será essa tua essência?


Não sei, nem sei se quero saber ou se devo continuar.

Porque insisto em manter minha mente neste estado,

Não haverá de mim para mim nenhuma benevolência?





III

Ó Futuro, tu que és incógnita mais misteriosa

De todas as que fazem o Homem pensar,

Ensina-me como meu espírito acalmar,

Utiliza em mim toda a tua influência prodigiosa.


Tu que és de minhas insónias principal causa,

Explica-me porque me fazes sofrer, sonhando

Com o que me está reservado, apenas esperando.

Que razoes tens para não me dar uma pausa


Deste eterno e envolvente martírio demente?

Futuro, porque te adoro, te adoro, te adoro,

Independentemente de tornares minh’alma dormente?


Porque deixas a minha mente edificar castelos?

Porque é tão impossível dizer que te ignoro?

Porque permites que interiormente trave mil duelos?

3 comentários:

Anónimo disse...

Repito o que com certeza já sabes: os teus poemas são fantásticos o_o
Os versos relativos ao Presente estão lindos (:

Anónimo disse...

Mt jeito, sim senhora!

Anónimo disse...

sim senhora...estes poemas tao bem melhores d q akeles k m deste a ler...akeles q fizeste n 5º ano!!!LOL meu deus esses pareciam os meus!!! mas estes k escreves estao um espectaculo!!amt mttttttttttttttttttttttttttt